Memórias Bragantinas 01

Trem, Catedral e Lago

MEMÓRIAS BRAGANTINAS

1/28/20262 min read

Apresentamos três imagens que simbolizam claramente Bragança Paulista e um dos propósitos desta revista em destacar o passado para refletir sobre o presente. Todas estão no grupo de Facebook “Bragança Ontem e Hoje Através de Fotos e Vídeos”, coordenado por Luis Palombello, a quem cumprimentamos e reconhecemos pelo esforço e dedicação em preservar nossa memória, inclusive com uso de inteligência artificial para nos conectar ainda mais à história, despertando sentimentos de nostalgia do que ficou no passado ou satisfação do que evoluiu ao longo do tempo.

A foto do trem chegando na Estação Bragança em 1927 (filmes 35mm restaurados) se conecta com a chegada da REVISTA DE BRAGANÇA à imprensa local, convidando todos a embarcar conosco nesta jornada de informação e aprendizado sobre nossa querida terra

A segunda foto homenageia o local onde nasceu Bragança Paulista, inicialmente como um pequeno povoado que recebeu o nome de Conceição do Jaguary, no entorno de uma capela construída em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, uma promessa à Nossa Senhora Conceição que Dona Ignácia da Silva Pimentel fez para curar seu marido Antônio Pires Pimentel de uma grave doença, na segunda metade do século XVIII, ano de 1763. A capela posteriormente se tornou a catedral (conforme representada na foto) e que passou por totais mudanças até os dias atuais.

A terceira imagem demonstra claramente a evolução do entorno do Lago do Taboão, hoje principal cartão postal da cidade. Em cerca de 25 anos, o local passou por constantes mudanças com a expansão da malha viária (principalmente a Av. Norte/Sul) e a construção de imóveis que formam um novo polo comercial e de serviços.